COLETA DE “RESÍDUOS PROBLEMÁTICOS” NAS ESCOLAS DE MARICÁ

15/05/2010 10:05

 

O Instituto Ambiental Reciclar deu início em março a um programa para recolhimento dos chamados “resíduos problemáticos”, que tem como objetivo promover o descarte ambientalmente correto de eletroeletrônicos, pilhas, baterias, celulares, carregadores e óleo vegetal usado, evitando assim que estes venham a contaminar o meio ambiente e tragam prejuízos à saúde humana.

 

O projeto-piloto está sendo desenvolvido em Maricá, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a ong, porém, há possibilidades de que o projeto atinja outros municípios.

O programa, que tem como base a educação ambiental, terá as escolas da rede municipal como seu foco principal, onde funcionará da seguinte forma: todo o óleo coletado é transformado em pontos que podem ser trocados por materiais, de acordo com uma tabela.

Todas as unidades receberão material explicativo, palestras e exibição de vídeo.

Dez escolas da rede já contam também com pontos de entrega voluntária (PEVs) de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e celulares.

A ong IAR criou um blog na internet, onde estão todas as informações necessárias para a compreensão do programa e acompanhamento dos pontos das respectivas escolas.

O endereço é https://instamb.wordpress.com/. Além do blog, dúvidas ou sugestões podem ser enviadas através e-mail: instamb@hotmail.com.

 


 

 

Regulamento Programa coleta de óleo nas Escolas:

1- A cada 5 litros de óleo coletados, a escola recebe 1 ponto;

2- Para acompanhar a pontuação, acesse o blog https://instamb.wordpress.com e clique na escola de seu município para ver a relação;

3- A troca de pontos por material somente será realizada, quando a escola obtiver pontuação suficiente para o material escolhido;

4- O pedido de troca deve ser encaminhado para o e-mail instamb@hotmail.com, somente será aceito vindo do responsável pela escola;

5- O IAR tem 30 dias corridos a partir da data da solicitação para efetuar a entrega do material;

6- A tabela é válida para o primeiro semestre letivo de 2010, podendo ser alterada nos próximos semestres;

7- Caso a escola tenha interesse em algum material não incluso na tabela, pode solicitar ao IAR que faça a cotação dos pontos. Todavia, o IAR reserva-se o direito de não atender à solicitação quando julgar inviável.

8- Outros assuntos não previstos serão determinados exclusivamente pelo Instituto Ambiental Reciclar (IAR).


 

Fonte: Prefeitura Municipal de Maricá